Travel

Berlim – especial Maratona!!!

06 Set 2019

Ah tá chegando mais uma maratona em Berlim!!! É sempre uma época maravilhosa do ano e os corredores esperam as menores condições meteorológicas pra dar o melhor de si nas ruas da capital! Pessoal, só pra avisar mais uma vez que a finish line é após o portão de Brandemburgo e nao esqueçam de sorrir. Essa medalha linda espera por vocês!!!

 

Quem me conhece sabe que eu simplesmente AMO Berlim!!! A minha relação com a cidade é de amor total e pleno. E setembro é um mês super especial pra cidade porque é mês de maratona!!

A cidade é incrível em qualquer época do ano mas, nessa semana em especial, rola um burburinho muito especial por conta da maratona. Os berlinenses tem muito orgulho de sediar uma major e celebram juntos com os corredores pelas ruas da capital. Eles são simpaticíssimos e muito prestativos, praticamente a cidade toda fala inglês! E torcida nas ruas é contagiante: Auf geht´s!!!

Eu já tive duas  oportunidades de curtir essa energia como corredora e como espectadora. E como em 10 dias o ciclo recomeça, vou postar aqui o que vc não pode perder quando estiver lá!!

Where to start?

Obviamente pelo começo! Se voce está indo pra maratona, a coisa mais importante é ir buscar o kit.

Com ele em mãos, aproveite tudo o que puder na feira: visite o stand dos patrocinadores, veja as ofertas, compre as camisetas do merchandising porque é a segunda melhor lembrança da maratona(a melhor é a medalha!!). Mas não fique o dia todo por lá, a cidade tem muita coisa a ser vista e você não pode “gastar” tanto as pernas  antes do grande dia.

Não esqueça de beber muito líquido nesses dias que antecedem a corrida, independente das temperaturas. Infelizmente em Berlim não existem fontes de água potável públicas. Você pode comprar água a baixo custo nos supermercados ou em quiosques, padarias e afins. Evite apenas comprar em lugares com a seguinte placa: “Spätkauf”, nessas lojas o valor dos produtos costuma ser mais elevado por serem lojas que ficam abertas até tarde da noite.

Aviso: aqui na Alemanha, todo tipo de bebida que você compra pra levar, tem um depósito de 0,25€ por vasilhame. Mas não se preocupe: quando devolver a garrafa, recebe seu dinheiro de volta.

Breakfast run: yes or no?

Bom, essa é uma questão pessoal entre você, seu treinador(a) e sua consciência. A corrida é relativamente leve: são 6 km, apenas uma subida, começa no Palácio de Charlottenburg e termina no Estádio Olímpico(que é demais!). O café da manhã é super bem servido: café, chá, leite, suco, bananas e maçãs à vontade, pães e iogurte. Eu fiz e achei particularmente divertido, é aberto aos maratonistas, famílias e amigos e o melhor de tudo: gratuita.

Where to stay?

A cidade conta com uma fantástica infra-estrutura pra receber turistas hotéis de todos os tipos, albergues, apartamentos e Air BnB. Na minha opinião, o melhor bairro pra ficar é em Mitte. A chegada e largada são próximos à estação central de trem(Hauptbahnhof) e a maior parte dos noteis nessa região você consegue chegar a pé ou rapidamente de transporte público.

Um ótimo site pra pesquisa e onde eu normalmente reservo meus hotéis é o Booking.com. Eu normalmente encontro apartamentos e quartos incríveis lá e com preços imbatíveis.

Caso vc tenha escolhido um hotel mais afastado, sem problemas: a cidade tem uma ótima rede de transporte público, praticante 24 horas.

Where to go?

Eu falei nesse outro post aqui   de como se deslocar pela cidade e ver os principais pontos turísticos sem gastar muito. Quem curte história, terá oportunidade de curti-la a céu aberto. Berlim tem muitos pontos históricos de um período negro  da Alemanha mas também de seu período dourado e atual. É incrível ver como o país e o povo passaram por fatos tão terríveis, sobreviveu a uma guerra e se reconstruiu.

O muro de Berlim está presente em diversos pontos da cidade mas tem dois pontos em especial onde voce pode visitar: a West Side Gallery e Berlin Wall Memorial(Gedenkstätte Berliner Mauer)

O Parlamento (Reichstag) é um prédio incrível! Voce pode visitar a cúpula e ter uma vista incrível da cidade. O audioguide(tem em português também!) te leva a uma viagem pela história alemã. Você também pode assistir a uma sessão parlamentar se quiser. Não deixe de agendar a visita!

O Portão de Brandeburgo não preciso nem falar, né? Todos os que cruzarem esse portão no domingo viverão o coroamento de meses árduos de treinamento! Mas não pare ainda, a linha de chegada é lá na frente, depois das arquibancadas! Próximo ao Portão de Brandeburgo tem um memorial em homenagem ao judeus exterminados durante o Holocausto.  Vale a visita e o respeito nesse local.

A Berliner Dom é a catedral da cidade e um espetáculo à parte. Se não der pra entrar, não deixe de pelo menos passar na frente e admirar a arquitetura.

E os museus então??? Quem curte esse tipo de passeio tem muitas possibilidades bacanas na cidade. Em Mitte tem uma ilha (Museumsinsel), onde se reúnem 5 museus. Um dos meus preferidos é o Pergammommuseum, onde se encontra o altar de Pérgamo. Simplesmente um espetáculo!

E se você tiver um tempo a mais na cidade, não deixe de ir visitar Potsdam. A cidade é próxima a Berlim e extremamente charmosa. Tem um lindo castelo pra visitar, o Schloss  Sanssouci, Babelsberg – que é a hollywood alemã e o museu Barberini.

 

Where to eat?

Eu já contei em um outro Post, alguns dos meus lugares preferidos pra comer. A cidade é uma viagem gastronômica! Lá você encontra culinária alemã, italiana, francesa, turca, asiática, húngara, russa, americana… pense e você encontra seu desejo.

Não deixe de experimentar uma especialidade berlinense: Currywurst!! Nada mais é que uma lingüiça grelhada, comum molho levemente picante a base de tomates e pó de curry. Acompanha pão branco ou batatas fritas.

Nessa última viagem estive num restaurante delicioso chamado Night Kitchen. Cozinha contemporânea, com opções para todos os gostos: carne, peixe, frutos do mar, vegetariana, vegana. Preço médio e um ótimo atendimento (que inclusive foi brasileiro! Duas brasileiras nos atenderam super bem!)

Um outro lugar que vale a visita pra tomar café da manhã é o Benedict. O ambiente é incrível, as opcoes são infinitas, eles tem uma padaria própria e o melhor de tudo? A possibilidade de tomar café da manhã 24 horas por dia, 7 dias por semana!!!

Where to train?

Ainda naquele pique pra treinar? O que não faltam são parques pra esticas as pernas! O maior de todos é o Tiergarten. Mas você também pode correr pelo Spree (o rio que corta a cidade). Caso você prefira um treino indoor, não deixe de ir nesses lugares:

Berlin é isso: o velho e o novo misturado, tudo junto ao mesmo tempo. Diversas culturas todas juntas numa cidade que pulsa o tempo todo.

 

Para quem vai passar do domingo dia 16 por esse portão, muita sorte! Aproveite muito a prova e boa maratona! Segura coração!!!