O tempo nao pára já diria Cazuza! Chegamos ao segundo semestre de 2017 e chegou aquele momento de fazer o balanço: o que você fez nesses últimos 6 meses? O ano sempre começa com muita empolgacão, traçando diversas metas. Você já alcançou alguma meta que planejou?
Em janeiro eu lancei o “desafio do agachamento” lá no meu Instagram (@anakrueger). Teve uma alta participação e muitas pessoas realmente chegaram até o final do desafio!!
Muitos participantes pediram uma continuação desse desafio e, ele chegou!! Vamos começar o segundo semestre com tudo! E o desafio lançado é nada mais, nada menos que a prancha abdominal!
Semanalmente irei postar uma foto com uma proposta de tempo pra ficar na prancha abdominal. Comecaremos devagar e iremos aumentando o tempo semanalmente e nossa meta é chegar a 5 minutos!! E na sexta feira, pra entrar no final de semana com chave de ouro, sempre teremos uma variação da prancha abdominal simples. Quem vem junto?
A prancha abdominal tem inúmeras vantagens :
- você nao precisa de equipamentos nem local especifico de treino;
- promove forca;
- diminui a curva lombar(se executada corretamente) reduzindo stress nos discos intravertebrais;
- melhora significativa na postura corporal;
- melhora da definição da musculatura abdominal,
- aumento da flexibilidade, porque você alonga diversos grupos musculares como ombros, escápulas, isquiotibiais, arcos e dedos dos pés.
Como executar uma prancha abdominal corretamente?
Posicao inicial:
- deite-se no chão em decúbito central(de barriga para baixo)
- apoie os cotovelos (avançados as palmas das maos) e as pontas dos pés
- Inspire
Execucao:
- Expire
- contraia o abdomen, tire o corpo do chão mantendo-o alinhado e permaneça imóvel nessa posição pelo tempo proposto. O quadril precisa estar na posição correta, seguindo a linha de ombros e pés.
* Para os extremamente sedentários, fique na posição de 4 apoios e eleve apenas os joelhos do chão, mantendo a coluna e a cabeça totalmente alinhadas.
Não há maiores segredos na sua utilização, mas isso não significa que ela é simples e pode ser feita por qualquer pessoa.
Se o quadril estiver mais alto do que a sua posição natural, teremos uma solicitação mais elevada dos músculos dos membros superiores. Se o quadril estiver mais baixo do que a sua posição natural, teremos um trabalho mais acentuado dos músculos lombares e perderemos muito resultado.
E aí? Vamos chegar no final de julho mais fortes? Desafio lançado: 5 minutos de prancha abdominal isotérica(estática)!!